sábado, 9 de agosto de 2008

Beijing 2008

China, o país que polemicamente, vai acolher o mais recente encontro desportivo internacional, mais antigo do mundo, as olimpíadas de 2008. A famosa aldeia olímpica vai-se situar em Pequim, onde nos últimos anos, e com o ênfase das olimpíadas, têm-se feito obras de grande envergadura, de modo a assegurar, que este será o melhor torneio olímpico de sempre. Apesar dos jogos olímpicos, é relevante de afirmar que este é um povo conhecido pelas suas grandiosas obras e monumentos, e de serem bastante rigorosos no processo construtivo.



Como necessidade da construção de um estádio olímpico, para o qual se realizou um concurso internacional para o projecto da arquitectura, onde saíram vencedores o grupo de famosos arquitectos, Herzog & de Meuron. Segundo a organização, a razão principal por este projecto ser vencedor, foi por apresentar "perfeita combinação de elegância e simplicidade". Este não será o primeiro projecto destes arquitectos, já que também está em andamento, um outro projecto numa província chinesa de Jinhua, que consiste em construir um bairro para 300 mil pessoas.
Dado este projecto do estádio olímpico, ser para uma cultura totalmente diferente da cultura europeia dos arquitectos, é sem dúvida interessante a forma como estes conseguiram interpretar e observar esta mesma cultura, de modo a conseguir realizar uma obra que responda a todos os objectivos, e expectativas. A arquitectura sempre influenciou os espaços onde vivemos, e num país como a china, com uma enorme ocupação do território, muitas das vezes pouco organizado (ou organizado á sua maneira), é sem duvida um risco e uma enorme aventura intervir naquele espaço urbano. Isto porque este espaço terá uma “esperança de vida” bastante alargada, enquanto os jogos olímpicos duraram apenas 18 dias.
Resta saber, de que maneira estes novos espaços, iram influenciar posteriormente a sociedade daquela cidade.



Quanto ao estádio em si, é um conceito bastante forte, com um design inovador e sem dúvida nenhuma espectacular, fazendo uma analogia com um “ninho de pássaro”, devido a sua estrutura exposta em aço, que se cruza e entrelaça uma na outra. Aliás, “ninho de pássaro” é como ele é conhecido actualmente. Este estádio terá capacidade para 90 mil pessoas, durante os jogos, e posteriormente para 81 mil.



Sugiro ainda que observem este pequeno video

Sem comentários: