quinta-feira, 15 de maio de 2008

"A carga pronta e metida nos contentores...."


Hoje em dia, uma das coisas que anda mais "na moda"....é a boa política dos três R's, Reduzir, Reutilizar, Reciclar...! Associando isto com a arquitectura, podemos verificar, que o que também anda muito na moda, e cada vez vai andar mais, é a reabilitação e requalificação. É inevitável que estes conceitos não estejam, cada vez mais presente no nosso dia à dia...o que por isso é uma realidade a qual, nos vamos ter que dedicar.
Posto isto, nos Estados Unidos, surgiu um atelier, que o qual tem tratado desta questão com muito entusiasmo. Pegando em objectos, inúteis... que já não tinham qualquer tipo de utilização, resolvem reutiliza-lo para algo útil, utilizando-os, principalmente na arquitectura.
Grande parte dos trabalhos destes atelier, denominado LOT-EK, é feito com contentores de carga, pois segundo eles, "Existem mais de 17 milhões de contentores de carga em todo o mundo, a maioria dos quais sem qualquer uso". A introdução de módulo na arquitectura, já não é de agora, no entanto, estes contentores, formam claramente uma parte, que define toda a sua arquitectura como um todo, isto verifica-se nestes projectos. Para além disto, é uma arquitectura seca e de fácil mão de obra, a qual, é cada vez mais procurada nos dias de hoje.
Ao contrário do que se possa imaginar, o facto da existência do referido módulo, não implica automaticamente que a liberdade criadora esteja limitada, antes pelo contrário, é uma boa forma de procurar espaços diferentes, com ritmos diferentes daquilo que estamos habituados. E basta verem o site deste grupo de arquitectos, e verem que há coisas bastante interessantes que se podem criar com estes contentores, ou outro tipo de objectos obsoletos, convertendo-os em espaços agradáveis e com imensa graça, apesar de alguns serem puramente imaginativos e utópicos.




LOT-EK é investigação permanente sobre a natureza artificial dos elementos manufacturados e tecnológicos entrelaçados na realidade urbana/suburbana.

LOT-EK extrai desta pré-fabricada natureza artificial dos objectos, sistemas e tecnologias, re-usando estes objectos como matéria-prima.

LOT-EK é uma abordagem a estes materiais dispersos, transformados e manipulados com o objectivo de reorienta-los para outras soluções programáticas.

LOT-EK é um diálogo entre as funcionalidades específicas destes objectos. Um gerador de novas e inesperadas soluções funcional/espaciais.

LOT-EK é repensar os aspectos em que o nosso corpo interage com os produtos e subprodutos da cultura industrial/tecnológica.

LOT-EK reinventa os espaços doméstico/trabalho/lazer e suas funções, questionando as convencionais configurações.

LOT-EK é a dissipação das fronteiras entre a arte, arquitectura, lazer e informação.




Falta saber se esta e política dos três R's é uma ideia a levar a sério, ou não passará simplesmente de boas intenções, porque para muita gente e até mesmo arquitectos, reutilizar objectos deste tipo ainda é algo difícil de aceitar.

Sem comentários: