Painel I - identificação dos eixos estruturais, marcação dos vãos, alçados, mapa de acabamentos e memória descritiva.
Painel II - esquema de águas, mapa de vãos e pormenores.
Painel III - esquema de esgotos, pormenorização da casa de banho e corte vertical.
Painel IV - esquema eléctrico e pormenorização do átrio de entrada.
Painel V - pormenorização do átrio de entrada e escadas do dúplex.
Memória Justificativa
Trata-se de um projecto de execução de um edifício multifamiliar, estando na fase de acabamentos. Nesta fase foi importante definir o carácter a dar ao edifício, as nossas intenções e a maneira como elas iriam resultar e se processar construtivamente. As zonas por mim mais desenvolvidas até ao momento foram a zona de entrada, pois achei importante na minha solução dada a sua marcação forte no alçado, foi também o núcleo central da casa de banho, pois a nível do desenvolvimento construtivo do duplex, decidi começar pela casa de banho, porque era a que estava ainda um pouco indefinida quer funcionalmente quer construtivamente.
Começando na zona de entrada, decidi manter uma linguagem muito própria, que também marca o edifício em geral, por isso a nível de acabamentos, dado ser um espaço semi-aberto, decidi que o pavimento fosse revestido a placas de granito, pois trata-se de um material resistente, e também de uma certa maneira fazer um espaço de transição, se assim lhe podemos chamar, do granito da fachada no exterior, para o granito no pavimento no interior. Nas paredes vão ser revestidas a reboco pintado de branco, e a fazer de rodapé na separação destes dois materiais está uma cantoneira em aço, tal como acontece na fachada, para separar dois materiais diferentes, uso perfis em aço. As escadas serão em estrutura metálica, com o cobertor em madeira, sendo que este encaixa num suporte metálico, o qual fica visível na parte superior do cobertor, de modo a que funcione como um "anti-derrapante" e para ter um efeito diferente a nível visual.
Já na zona sanitária, decidi tratar esta zona como se fosse uma caixa de madeira, colocada no meio de uma zona de circulação, e por isso será revestida a madeira, no interior uso um "jogo do inverso", na zona da banheira, as paredes são revestidas a mármore preto, enquanto no chão existe um pequeno ripado de madeira, no entanto existe uma linha separadora, que após essa linha trocam-se os "sentidos", passa o pavimento a ser revestido com o mármore preto, e as paredes com madeira de sucupira. Isto também se verifica na mesa do lavatório, onde parte é em madeira de sucupira, e outra parte em mármore preto, isto também porque a pedra é um material mais resistente ao contacto com a água.
Sem comentários:
Enviar um comentário