MEMÓRIA JUSTIFICATIVA
Comecei por abordar o tema, como uma simplicidade, mas ao mesmo tempo, muito rica em simbolismos, tendo em conta o contexto existente e também da religião. Trata-se de uma igreja já praticamente construída, restando somente os pormenores, como a zona do altar, por isso, decidi manter praticamente tudo como está, adequando a minha proposta ao existente e não o existente á minha proposta. Perante isto baseie-me basicamente nos seguintes pontos:
- Simplicidade
- Simbolismo religioso
- Facilidade de construção e custo da obra
- Simbolismo religioso, no altar, pretendo criar uma ilustração abstracta de um episódio da religião católica, a “Ultima Ceia”, por isso decido colocar elementos verticais, ao lado do crucifixo que simbolizam os 12 apóstolos de Jesus Cristo. Isto faz com que o altar ganhe uma forte componente religiosa, no meu ponto de vista, mais do que uma simples ilustração figurativa, de qualquer outro episódio. Através do estudo da iluminação artificial, pretendo ainda reforçar a estes elementos, através de focos pontuais nestes elementos verticais e num outro foco, de maior intensidade, junto ao cadeiral que projecta estes elementos para a parede arredondada a qual cria um certo ambiente de penumbra e de retiro. Este ultimo foco, irá dar igualmente mais destaque ao crucifixo e ao cadeiral do pároco. Estes elementos verticais serão prismas
Na zona do baptistério, dada a alguma certa indefinição do programa para esta zona, decidi com os elementos verticais simbolizar um casal com a sua criança nos braços, com o pároco do outro lado o qual vai baptizar a criança, concebendo-lhe a luz divina a qual no ritual do baptismo é o acender da vela, que esta simbolizada no centro, com um projector no meio. Esta luz “no círio pascal, significa que “Cristo iluminou o récem-batizado”, que deverá agora ser “luz do mundo””. Pode-se ainda afirmar que com a vela acesa na alma da criança, foi acesa uma nova luz, luz da graça, da fé, que deve ser conservada até o fim da vida pela vivência em Cristo.
Estes elementos serão tubos metálicos banhados a bronze, que serão fixados no pavimento, a nível da iluminação, apesar de não saber se será possível, mas proponho que seja encastrado um foco de luz na parte inferior da pia baptismal, que ainda se encontrava simplesmente rebocada de modo a iluminar toda a minha proposta nesta zona, para alem do foco a colocar na parede onde esta fixado o “sol” que simboliza a “luz divina”.
- Facilidade de construção e custo da obra, este foi um dos aspectos que também achei importante no desenvolvimento da proposta, e por isso a simplicidade que é marcada em toda a proposta, também é marcada na própria construção, onde é tudo muito simples e relativamente económico. Isto ta patente também no “mobiliário” onde são peças simples encaixadas umas nas outras, opto por dar um maior destaque ao suporte para a imagem da padroeira de modo a manter o equilíbrio e a simetria no altar, que neste caso faz simetria com o ambão. Estas peças serão todas em madeira.
Sem comentários:
Enviar um comentário